O Paraíso Perdido e a Utopia Marxista

Paraíso Perdido

Imagem: Morjer’s Art

A repulsa de um ateu esquerdista pela fé cristã como “fantasia”, “conto de fadas” e outras definições similares é um tanto estranha – afinal, o Marxismo, como qualquer utopia, é essencialmente messiânico: pressupõe a realização de uma realidade irrealizável. É inapto em sua análise dos seres humanos e de suas singularidades e relações. A sociedade ideal, que virá num amanhã incerto, é enaltecida em detrimento da sociedade real e seus respectivos problemas e soluções. O que se espera do Marxismo e de sua aplicação prática é, literalmente, um milagre.

O Cristianismo é a antítese desta forma de pensar e agir. O paraíso que os comunistas desejam conquistar é, para o cristão, o paraíso perdido; a bondade inerente ao homem é, para nós, a bondade corrompida pelo pecado e sujeita a um processo natural de degradação quando apartada de sua origem e fim últimos – Deus. A fé cristã, com seu pessimismo natural frente às virtudes humanas, foi capaz de dar origem ao sistema universitário e a uma cultura ancestral de onde a Civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu. Com os olhos fixos em Deus, a Cristandade jamais deixou de estar atenta às necessidades dos povos. Seu foco era o hoje; e trabalhando com disciplina e constância, alcançou resultados incríveis. A catedral é a expressão artística máxima do homem que, unido a Deus, interpreta a realidade do alto, além de si mesmo; e, uma vez elevado em um contexto de realidades transcendentes, foi capaz de julgar a sociedade a partir de uma visão unificada derivada de um conjunto complexo de relações espirituais. Isto contrasta bastante com a crueldade do gulag, da repressão política e da miséria institucionalizada pelos Estados comunistas.

A virtude maior de um cristão é reconhecer a possibilidade do bem presente em detrimento do improvável paraíso futuro. O paraíso foi perdido. Para ele, será sempre uma atitude prudente e lúcida viver no mundo real, tentando resolver problemas reais com soluções reais.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s