A Essência do Protestantismo

Lutero, João Eck e Carlos V

Quando se analisa a essência do Protestantismo, deve-se considerar sobretudo o seu “núcleo adaptativo”: o Protestantismo, trazendo em si, geneticamente, a “semente da divisão” [1], não consiste numa pretensa “reforma” do Catolicismo, mas sim em uma contradição interna que o insere em uma contínua reforma de si mesmo; não é possível esperar que seu desenvolvimento seja substancialmente uno – o que só é possível quando Deus é o autor primário da religião – mas algo que, embora inserido em um único corpo doutrinário, parte de um princípio motor que o situa além deste, de tal modo que a religião adquire milhares de manifestações distintas (e divergentes) no contexto de sua própria realidade e desenvolvimento.

Como se vê, a mutação contínua do Protestantismo é contrária à máxima de Jesus Cristo: “Toda casa dividida contra si mesma não pode subsistir” (S. Mateus 12,25).

Esta ruína descrita por Cristo não deve ser compreendida somente como um processo de decadência material, que conduz à definitiva extinção de um determinado organismo; pode, também, ser compreendida como uma “monstruosidade interior”, um processo ininterrupto de fragmentação e divisão, que conduz à confusão e a contradição de sua identidade, uma essência corrompida pelos princípios que o formam – a começar pela Sola Scriptura, que dependendo tão somente da análise subjetiva do crente acerca das Escrituras, pode gerar variadas interpretações para uma mesma verdade.

Sendo Deus o autor da unidade de Sua família espiritual – a Igreja –, deve-se concluir que o relativismo interno do Protestantismo nos conduz, naturalmente, à fidelidade à continuidade do Corpo de Cristo na terra: a Igreja Católica Apostólica Romana.

—————–

[1] Frase emprestada do Prof. Felipe Aquino, retirada do livro “Por que sou católico?”, Ed. Cléofas, 27ª edição (pág. 88).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s